27 setembro 2012

Criando meninos e meninas

Desde o momento em q eu peguei o meu positivo e soube q teria mais um filho, um menino, eu meio q me transformei numa balança. Pode ser certo ou não, mas procuro fazer pelos meus dois filhos as coisas de maneira igual, se um teve uma festa o outro tbm terá, se um ganha um presente o outro tbm ganha, tento tratar os dois da mesma forma, sem distinção de sexo.

Pra mim isso parece o certo já q não quero criar uma mulher q pense q seu lugar é no fogão e um homem q ache q varrer uma casa o tornaria uma mulherzinha. Quero q os dois cresçam com a certeza de q são responsáveis pelo ambiente onde vivem de maneira igual e q ambos podem ser o q quiserem que eu sempre estarei ao lado deles.

Ahhhh mas claro q a realidade é diferente do q a gente pensa.

Minha familia é composta basicamente por mulheres, o Dimitri é o único menininho. Na familia ele não tem outros meninos em q se espelhar então ele se espelha na gente. No final de semana qdo ele ve eu e a irmã e às vezes a prima fazendo as unhas é claro q ele tbm quer fazer! Ele ja me pediu pra passar batom nele ao ver eu passando na Sabrina, já pediu e me fez prender o cabelo dele, ele brinca de boneca com direito a andar com uma bolsa cheia de tranqueiras do lado, ele não pode ver um sutiã meu dando sopa q ja coloca.

Eu sempre vi isso com toda naturalidade. Brincar de boneca só me faz pensar q ele terá alguma habilidade qdo for pai. É claro q ele tbm adora brincar de carrinhos, de bonequinhos e coisas q meninos normalmente brincam.

O problema é q eu não quero podar ele com um "isso é coisa de menina", não quero imputar nele essa sementinha machista de q meninos não podem fazer as coisas q meninas fazem pq com algumas exceções, eles podem sim! Ele vê o pai me ajudando em tudo aqui em casa e quero q ele aprenda q tbm é responsável por cuidar da casa afinal ele tbm mora nela. O pai usa brinco, se um dia qdo ele for grande ele quiser usar como vou falar não?

A solução q encontramos por enquanto é q ele e o pai vão brincar juntos sempre q eu for fazer algo de menina com a Sabrina, assim ele passa mais tempo com o pai e começa a perceber q o pai faz coisas diferentes de mim. 

Independente de qualquer coisa, vou amar meus filhos do jeito q eles são!

2 comentários:

disse...

Amiga, concordo com as suas escolhas.
O meu filho Pedro, é filho único como vc sabe, mas eu nunca precisei impor o que ele podia ou não fazer, com o passar dos anos ele foi descobrindo e fazendo as suas escolhas, mas confesso que ele é um pouco machista (como o pai dele em certos aspectos)
beijos

Gra disse...

Eu acho que as crianças devem sempre ter liberdade para se expressarem, e isso não é a sociedade que deve ditar, se pode isso e não aquilo.
A criança tem que poder ser o que quiser.
Acho legal a idéia do André brincar com ele, apenas para que ele possa ter opção de outras brincadeiras, nada mais.

Beijos e luz,
Gra!


up